SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número02A evasão discente nos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Minas Gerais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

SILVA, Vanderson de Sousa. Políticas públicas para a educação a distância: democratização do ensino superior?. Educação. UNISINOS [online]. 2014, vol.18, n.02, pp.112-120. ISSN 2177-6210.

O presente artigo visa discutir as políticas públicas referentes à modalidade de educação a distância, no que se refere às relações do processo econômico e político. Partindo da constatação de que toda política pública é fruto de uma visão do real, do mundo, pretende-se neste estudo balizar as relações de capitalização do ensino num modelo neoliberal. Constatamos que o modelo de implementação da modalidade de EaD sustentado pelo discurso de “democratização” da educação superior na realidade revela o subjacente processo de mercantilização e privatização da educação no Brasil nos últimos governos: FHC e Lula. No presente trabalho assumiremos a teoria marxista como referencial teórico que norteará nosso estudo.

Palabras clave : Educação a Distância; Neoliberalismo; Mercantilização.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )