SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número02Políticas públicas para a educação a distância: democratização do ensino superior?Formação universitária, expectativas e condições de inserção profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

LIMA, Edileusa  e  MACHADO, Lucília. A evasão discente nos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Minas Gerais. Educação. UNISINOS [online]. 2014, vol.18, n.02, pp.121-129. ISSN 2177-6210.

Com base na discussão sobre especificidades da evasão discente no ensino superior e fatores desse fenômeno no contexto brasileiro, este artigo centra-se na sua manifestação em cursos de licenciatura, cuja expressividade merece atenção especial e urgente. Analisa números e particularidades do fenômeno nas licenciaturas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sobretudo entre 2010 e 2011. Resulta de investigação qualiquantitativa realizada por meio de análises de documentos, bibliográfica e aplicação de questionário a coordenadores de cursos de licenciatura. Conclui que o enfrentamento político, administrativo e pedagógico desse problema requer gestão social baseada em intervenções globais, intersetoriais e integradas, referenciada no conhecimento dos seus diversos fatores e manifestações, no debate pela comunidade acadêmica, em esforços para atrair candidatos aos cursos, mas, sobretudo, para fomentar a identidade profissional docente, manter os alunos no percurso universitário e na profissão para a qual se destinam.

Palavras-chave : Evasão; UFMG; Licenciaturas; Reuni.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )