SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número02A evasão discente nos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Minas GeraisA relação trabalho/educação no desafio de superar o desemprego permanente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

BERNARDIM, Márcio Luiz. Formação universitária, expectativas e condições de inserção profissional. Educação. UNISINOS [online]. 2014, vol.18, n.02, pp.130-138. ISSN 2177-6210.

Este artigo trata da relação entre educação e trabalho a partir de investigação empírica com estudantes universitários. Os dados foram obtidos mediante a aplicação de um questionário a alunos de diversos cursos de uma universidade pública do interior do Estado do Paraná. Os resultados apresentam a caracterização desse público quanto à situação de emprego durante o percurso que vai do ingresso na universidade à formatura, bem como as perspectivas de futuro quanto ao trabalho e à educação; mostram, ainda, as percepções dos estudantes quanto ao mercado de trabalho e suas relações com a educação escolar. A utilização de referencial teórico da área e o cotejamento dos dados empíricos obtidos com outros estudos similares e indicadores estatísticos oficiais permitem perceber que, apesar da pressão social para que os jovens continuem os estudos em nível universitário, isso por si só não assegura a inserção profissional e sequer garante melhores condições de trabalho e renda.

Palabras clave : Formação Universitária; Mercado de Trabalho; Emprego; Desemprego; Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )