SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número02Formação universitária, expectativas e condições de inserção profissionalRelações periféricas na escola: incumbências e sucumbências do Programa Bolsa Família índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

PALUDO, Conceição; MACHADO, Rita de Cássia Fraga  y  GRITTI, Silvana Maria. A relação trabalho/educação no desafio de superar o desemprego permanente. Educação. UNISINOS [online]. 2014, vol.18, n.02, pp.139-149. ISSN 2177-6210.

O presente trabalho se propõe a apresentar os resultados de uma pesquisa-ação realizada entre 2009 e 2011 junto ao Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD), em cinco bairros da cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul. Seu objetivo é contribuir para que este Movimento avance no processo educativo e na organização de soluções mais efetivas para a questão da falta de trabalho. Para tanto, busca sustentação teórica em autores que discutem a relação trabalho/educação, tais como Marx, Fernandes, Frigotto, Antunes e Saviani. O aporte teórico do estudo compreende: (a) a categoria de capitalismo dependente e de desenvolvimento desigual e combinado; e (b) a relação trabalho/educação. Ao final do processo de análise das categorias que emergiram do estudo realizado, o indicativo é o de que o Movimento deveria fortalecer um processo de educação pelo trabalho e pela organização, com incidência junto do poder público, nos três âmbitos, para mudar o espaço e condições do lugar: moradia, saneamento e saúde e, fundamentalmente, a relação trabalho/educação. Essa teria que ser uma linha de atuação forte e permanente. A organização dos trabalhadores em cooperativas, associações e grupos de produção é essencial para a resistência ao grande problema do desemprego no Brasil.

Palabras clave : Trabalho-Educação; Movimento Social; Desemprego Permanente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )