SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número02Relações periféricas na escola: incumbências e sucumbências do Programa Bolsa FamíliaComunidades de aprendizagem e a participação educativa de familiares e da comunidade: elemento chave para uma educação de êxito para todos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

ZUCCHETTI, Dinora Tereza; MOURA, Eliana Perez Gonçalves de  e  MENEZES, Magali Mendes de. Ações socioeducativas: da cultura do trabalho ao trabalho da cultura. Educação. UNISINOS [online]. 2014, vol.18, n.02, pp.157-164. ISSN 2177-6210.

Este ensaio resgata as origens, os fundamentos e os percursos de projetos socioeducativos em uma cidade do Vale do Sinos/RS; para tanto, revisita práticas sociais de atenção a crianças e jovens das classes populares, tendo a questão do trabalho e da cultura como fios condutores da análise. Pela revisão histórica, busca-se demonstrar como o discurso da “prevenção à marginalidade” marcou projetos de assistência social, ao mesmo tempo em que, na tentativa de superar este paradigma, veem-se perpetuar experiências que mantêm o propósito de governar crianças e jovens, na perspectiva foucaultiana. Observou-se que a formação para/pelo trabalho ganhou, nos dias de hoje, um novo aliado: a ocupação do tempo livre através da cultura, vista aqui como vivências de práticas que nos conduzem ao novo exercício de governamentalidade. Esta emerge como um recurso importante para pensarmos processos de inclusão em tempos de altos indicadores de desemprego entre jovens.

Palavras-chave : Políticas Públicas; Socioeducativos; Trabalho; Cultura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )