SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número02Ações socioeducativas: da cultura do trabalho ao trabalho da culturaProdução coletiva de textos na educação infantil: uma leitura dos saberes docentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

BRAGA, Fabiana Marini  e  MELLO, Roseli Rodrigues. Comunidades de aprendizagem e a participação educativa de familiares e da comunidade: elemento chave para uma educação de êxito para todos. Educação. UNISINOS [online]. 2014, vol.18, n.02, pp.165-175. ISSN 2177-6210.

O tema geral do presente artigo é a questão da participação educativa de familiares e da comunidade como elemento-chave em prol do êxito educativo para todas as pessoas na atual sociedade do conhecimento e da informação, por meio da proposta de Comunidades de Aprendizagem (CA). Trata-se de contribuições advindas de pesquisa realizada em escolas que se transformaram em Comunidades de Aprendizagem em diferentes contextos de atuação: Brasil e Espanha. Pautada no conceito de aprendizagem dialógica, que tem por base central as teorias de Habermas e Freire, bem como na metodologia comunicativo-crítica, a pesquisa teve nas entrevistas e grupos de discussões seus principais instrumentos de coleta. A análise dos dados contou com o envolvimento de grupos assessores de professoras, crianças, voluntários/ as, gestoras e familiares. Os resultados alcançados revelaram a existência de relações mais respeitosas e dialógicas e melhorias nas aprendizagens de todos. As dificuldades se resumem na busca por manter vivo o diálogo igualitário conquistado entre os diferentes agentes.

Palavras-chave : Comunidades de Aprendizagem; Participação; Aprendizagem Dialógica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )