SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número02Comunidades de aprendizagem e a participação educativa de familiares e da comunidade: elemento chave para uma educação de êxito para todosBrigar: um dos sentidos do recreio? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

GIRAO, Fernanda Michelle Pereira  e  BRANDAO, Ana Carolina Perrusi. Produção coletiva de textos na educação infantil: uma leitura dos saberes docentes. Educação. UNISINOS [online]. 2014, vol.18, n.02, pp.176-184. ISSN 2177-6210.

Com base nas proposições de Tardif, o presente artigo analisa os saberes revelados por duas professoras em relação ao trabalho de escrita coletiva de textos com crianças de 5 a 6 anos. As professoras foram chamadas a assistir três atividades de escrita coletiva conduzidas por elas mesmas e que haviam sido registradas em vídeo. Tais momentos de “autoconfrontação” contaram com a participação das pesquisadoras, que estimulavam a reflexão e a discussão sobre as práticas observadas. Os encontros foram videogravados e a análise dos dados mostrou que as docentes explicitaram saberes relativos às estratégias de interação com o grupo, à coautoria dos textos, ao processo de textualização, à revisão textual, à ativação dos conhecimentos prévios das crianças sobre o conteúdo e gênero textual, entre outros. As trocas discursivas entre as professoras e a reflexão sobre a prática mostraram-se importantes ferramentas no processo de (re)construção e validação dos saberes docentes.

Palavras-chave : Saberes Docentes; Produção Coletiva de Textos; Educação Infantil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )