SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número02Produção coletiva de textos na educação infantil: uma leitura dos saberes docentesEducação e ditaduras: a memória traumática nos filmes Machuca e La lengua de las mariposas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

WURDIG, Rogério Costa. Brigar: um dos sentidos do recreio?. Educação. UNISINOS [online]. 2014, vol.18, n.02, pp.185-192. ISSN 2177-6210.

Este artigo é parte de uma pesquisa etnográfica que analisou a cultura lúdica no contexto do recreio nos anos iniciais do ensino fundamental. A investigação foi desenvolvida com 19 crianças (dez meninos e nove meninas), numa escola pública municipal localizada na cidade de Pelotas (RS). As principais ferramentas utilizadas na pesquisa foram a observação participante, as fotografias e as entrevistas conversadas. O texto focaliza os sentidos do brigar, aprofundando como as meninas e os meninos brigavam no recreio, analisando as diferentes formas de contar as suas experiências com as brigas. O recreio revela as percepções das crianças sobre o que acontece quando estão brincando e brigando, sobre os sentimentos e fantasias, sobre as relações que estabelecem com seus parceiros e sobre os seus desejos de mudanças neste contexto. É possível pensar que os sentidos de brincar e brigar no recreio poderiam ajudar-nos a construir referências para refletir sobre relações de gênero, configuração espacial e temporal da escola, currículo escolar, brincadeiras, brigas, parcerias, imaginário e aprendizagens das crianças.

Palavras-chave : Crianças; Culturas Infantis; Recreio; Brigas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )