SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3The effects of contemporary ambivalence in the Brazilian social movement: A study from the representations of the landless in textbooksReading by "seeing" voices: Polyphony in discourse author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

FERREIRA, Adriano Charles  and  ROSSO, Ademir José. As representações sociais dos alunos do 9° ano sobre a indisciplina escolar. Educação. UNISINOS [online]. 2014, vol.18, n.3, pp.237-248. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2014.183.03.

O artigo analisa as representações sociais dos alunos do 9° ano sobre a indisciplina escolar. O aporte teórico utilizado foi a abordagem dimensional (Moscovici, 2012), interpretada à luz dos estudos do desenvolvimento moral (Piaget, 1994). A metodologia é qualitativa, com análise de conteúdo. As informações foram coletadas mediante entrevista (N=64) realizada em três colégios públicos estaduais da educação básica de Ponta Grossa (PR), com script preparado a partir de triagens sucessivas das evocações levantadas em fase anterior de pesquisa sobre a abordagem estrutural da indisciplina escolar. Os dados foram interpretados com o auxílio da análise de conteúdo. Os resultados apontam para representações causais, coladas às representações de professores, com predominância da moral heterônoma e marcada por características psitacistas.

Keywords : Indisciplina; Abordagem Dimensional; Desenvolvimento Moral.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )