Educação UNISINOS
On-line version ISSN 2177-6210
Abstract
FERREIRA, Adriano Charles and ROSSO, Ademir José. As representações sociais dos alunos do 9° ano sobre a indisciplina escolar. Educação. UNISINOS [online]. 2014, vol.18, n.3, pp.237-248. ISSN 2177-6210. https://doi.org/10.4013/edu.2014.183.03.
O artigo analisa as representações sociais dos alunos do 9° ano sobre a indisciplina escolar. O aporte teórico utilizado foi a abordagem dimensional (Moscovici, 2012), interpretada à luz dos estudos do desenvolvimento moral (Piaget, 1994). A metodologia é qualitativa, com análise de conteúdo. As informações foram coletadas mediante entrevista (N=64) realizada em três colégios públicos estaduais da educação básica de Ponta Grossa (PR), com script preparado a partir de triagens sucessivas das evocações levantadas em fase anterior de pesquisa sobre a abordagem estrutural da indisciplina escolar. Os dados foram interpretados com o auxílio da análise de conteúdo. Os resultados apontam para representações causais, coladas às representações de professores, com predominância da moral heterônoma e marcada por características psitacistas.
Keywords : Indisciplina; Abordagem Dimensional; Desenvolvimento Moral.