SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Os efeitos da ambivalência contemporânea no movimento social brasileiro: um estudo a partir das representações dos sem-terra em livros escolaresLer "vendo" vozes: a polifonia no discurso índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

FERREIRA, Adriano Charles  y  ROSSO, Ademir José. As representações sociais dos alunos do 9° ano sobre a indisciplina escolar. Educação. UNISINOS [online]. 2014, vol.18, n.3, pp.237-248. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2014.183.03.

O artigo analisa as representações sociais dos alunos do 9° ano sobre a indisciplina escolar. O aporte teórico utilizado foi a abordagem dimensional (Moscovici, 2012), interpretada à luz dos estudos do desenvolvimento moral (Piaget, 1994). A metodologia é qualitativa, com análise de conteúdo. As informações foram coletadas mediante entrevista (N=64) realizada em três colégios públicos estaduais da educação básica de Ponta Grossa (PR), com script preparado a partir de triagens sucessivas das evocações levantadas em fase anterior de pesquisa sobre a abordagem estrutural da indisciplina escolar. Os dados foram interpretados com o auxílio da análise de conteúdo. Os resultados apontam para representações causais, coladas às representações de professores, com predominância da moral heterônoma e marcada por características psitacistas.

Palabras clave : Indisciplina; Abordagem Dimensional; Desenvolvimento Moral.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )