SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3As representações sociais dos alunos do 9° ano sobre a indisciplina escolarLudicidade no 1º ano do ensino fundamental: percepção e prática das professoras índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

AZEVEDO, Tânia Maris de  y  MOURINO MOSQUERA, Juan José. Ler "vendo" vozes: a polifonia no discurso. Educação. UNISINOS [online]. 2014, vol.18, n.3, pp.249-257. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2014.183.04.

Pensar a leitura implica necessariamente pensar a construção/produção do sentido via interlocução leitor/texto; pressupõe, de igual forma, pensar que o sentido não se constrói somente a partir do que está explicitamente dito no texto, mas também (e, muitas vezes, principalmente) pelo que está pressuposto, pelo que está sugerido implicitamente no texto. E pensar assim nos faz refletir não apenas sobre a leitura como objeto de aprendizagem na Educação Básica, mas também (e até prioritariamente) como habilidade a ser constantemente desenvolvida por todo e qualquer sujeito conhecedor, mais especificamente, por aquele que tem por profissão ensinar a ler: o professor. Dito isso, a proposta deste artigo é apresentar e exemplificar, por meio da análise de um fragmento do documento introdutório dos PCN, a concepção polifônica do sentido expressa pela Teoria da Argumentação na Língua, que vem sendo desenvolvida pelos semanticistas franceses Oswald Ducrot e Marion Carel. Acreditamos que a polifonia pode contribuir substancialmente para qualificar a leitura em qualquer nível de instrução ou de formação continuada.

Palabras clave : Leitura do Professor; Polifonia Linguística; Sentido do Discurso; Parâmetros Curriculares Nacionais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )