SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3Reading by "seeing" voices: Polyphony in discourseThe continuing education of teachers and the classroom practice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

GONCALVES, Josiane Peres  and  RIBEIRO, Lizíria Gabriela Soares. Ludicidade no 1º ano do ensino fundamental: percepção e prática das professoras. Educação. UNISINOS [online]. 2014, vol.18, n.3, pp.258-270. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2014.183.05.

O presente estudo tem por finalidade ressaltar a importância do lúdico no 1º ano do Ensino Fundamental, bem como investigar a percepção e as práticas das professoras em relação à ludicidade na referida etapa de ensino. Estes aspectos tornam-se relevantes por tratar-se do período de transição entre Educação Infantil e Ensino Fundamental e esse contexto exerce diversas mudanças na vida escolar dos alunos, resultando em grandes desafios para todos que fazem parte desse processo. A abordagem teórica baseia-se em autores como Borba, Kishimoto, Maluf, Moyles, entre outros, os quais comprovam que as atividades lúdicas colaboram para o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional das crianças. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada em uma escola municipal de Naviraí (MS), em uma sala de 1º ano do Ensino Fundamental, com os cinco professores que atuavam na turma e seis crianças escolhidas aleatoriamente, sendo que os instrumentos utilizados foram observações e entrevistas gravadas. Durante as observações, constatou-se que três docentes não incorporam a ludicidade em sua prática e utilizam metodologias pouco atrativas para as crianças. Quanto à percepção dos professores, três apontaram dificuldades especialmente relativas aos recursos oferecidos pela escola. Outros destacaram a agitação dos alunos, e apenas dois docentes veem a ludicidade como um fator essencial para o desenvolvimento das crianças. Ao responder sobre as disciplinas de que mais gostam e por que mais gostam, três crianças citaram Educação Física e as outras mencionaram Informática, Artes e Inglês, respectivamente, sempre com a justificativa de que brincam, jogam, recortam, desenham e fazem cartazes.

Keywords : Ludicidade; Ensino Fundamental; Prática Docente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )