Educação UNISINOS
On-line version ISSN 2177-6210
Abstract
CASTRO, Aline Tamires Kroetz Ayres; BRUSCATO, Andrea Cristiane Maraschin; MENEGAIS, Denice Aparecida Fontana Nisxota and KRAHE, Elizabeth Diefenthaeler. A formação continuada de professores e a prática da sala de aula. Educação. UNISINOS [online]. 2014, vol.18, n.3, pp.271-279. ISSN 2177-6210. https://doi.org/10.4013/edu.2014.183.06.
O presente artigo apresenta reflexões sobre a formação continuada de professores no atual contexto brasileiro, tendo como objetivo identificar sua influência na prática pedagógica de professores da rede pública municipal do ensino básico, na cidade de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul. Para isso, o estudo tem como base autores como Tardif e Lessard (2012), Libâneo (2004), Nóvoa (2002), Demo (2002, 1996, 1993), Freire (2001, 1991), entre outros. As informações foram obtidas através de uma pesquisa descritiva qualitativa com amostra intencional, que utilizou o questionário como instrumento de produção de dados. As questões direcionadas aos professores visaram identificar como estes analisam sua formação e de que forma essa interfere na qualificação da ação pedagógica. Os dados foram analisados à luz das leituras e diálogos realizados durante o seminário "Formação Inicial e Continuada de Professores: Currículos e Práticas", que integra o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Este estudo preliminar aponta para o fato de que mudanças emergem nas práticas pedagógicas, assim como nos processos de construção do conhecimento, na medida em que os professores buscam desenvolver sua formação continuada.
Keywords : Formação Continuada de Docentes; Prática Pedagógica; Escolas Públicas.