SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3A formação continuada de professores e a prática da sala de aulaAs atitudes de licenciandos sobre o "ser professor": uma dimensão das representações sociais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

CUNHA, Renata Cristina Oliveira Barrichelo. Formação continuada de professores coordenadores: entre preocupações e proposições. Educação. UNISINOS [online]. 2014, vol.18, n.3, pp.280-287. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2014.183.07.

O artigo socializa análises produzidas no contexto de um projeto de pesquisa e formação docente decorrente de um convênio firmado entre uma universidade estadual paulista e a Secretaria Municipal de Educação de uma cidade do interior paulista e discute especificamente o papel das professoras coordenadoras na mediação do trabalho coletivo. Com base no referencial teórico que discute a formação no contexto de trabalho, sobretudo nos encontros de trabalho coletivo, a pesquisa buscou compreender as preocupações das professoras coordenadoras no desenvolvimento desse trabalho. A pesquisadora reuniu-se com as professoras coordenadoras ao longo de 12 encontros a fim de oportunizar a troca de experiências sobre a condução do trabalho coletivo nas escolas e responder o objetivo da pesquisa. O percurso foi documentado em diário de campo e por meio de registros reflexivos elaborados pelas professoras coordenadoras. As conclusões apontam para a necessidade de investimento na formação continuada das professoras coordenadoras no âmbito das próprias redes de ensino, instituindo uma dinâmica de interlocução entre pares, entre práticas e teorias, entre professoras coordenadoras e professores universitários, na expectativa de que essas experiências formativas possam servir como referências para a própria formação compartilhada que acontece no trabalho coletivo na escola.

Palabras clave : Formação Centrada na Escola; Professor Coordenador; Trabalho Docente Coletivo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )