SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Formação continuada de professores coordenadores: entre preocupações e proposiçõesFormação pedagógica nas representações sociais de licenciandos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

DIAS, Gilmar Lopes; DIAS, Alesandra Cabreira  y  CHAMON, Edna Maria Querido de Oliveira. As atitudes de licenciandos sobre o "ser professor": uma dimensão das representações sociais. Educação. UNISINOS [online]. 2014, vol.18, n.3, pp.288-300. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2014.183.08.

Este artigo tem como objetivo caracterizar as atitudes de estudantes de licenciatura como uma das dimensões da representação social sobre o "ser professor". Atitudes são constructos que exprimem um direcionamento geral com respeito a um objeto e o posicionamento afetivo e cognitivo dos atores sociais em relação a esse objeto. Atitudes podem ser vistas como uma das dimensões constitutivas das representações sociais, e seu estudo permite analisar a orientação para a ação dos atores sociais, neste caso os licenciandos. O estudo foi conduzido junto a uma amostra de 580 sujeitos, matriculados em cursos de licenciatura da Cidade de Santarém (PA). Para a coleta dos dados utilizou-se um questionário contendo questões fechadas e uma questão aberta. As análises foram realizadas combinando o levantamento estatístico das questões fechadas com a análise de conteúdo da questão aberta. Os resultados obtidos caracterizam a docência como uma ocupação desvalorizada e pouco reconhecida, porém socialmente útil e que exige criatividade e dedicação. Apontam para uma visão mítica do professor como herói e salvador da educação, que é profundamente enraizada na sociedade, e, ao mesmo tempo, indicam sua função social como formador político e social.

Palabras clave : Licenciando; Formação Docente; Atitude; Representação Social.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )