SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3As atitudes de licenciandos sobre o "ser professor": uma dimensão das representações sociaisTesouro de meninas e Tesouro de meninos: leitura de civilidade na América Portuguesa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

GOMES, Viviane Cordeiro  e  MACHADO, Laêda Bezerra. Formação pedagógica nas representações sociais de licenciandos. Educação. UNISINOS [online]. 2014, vol.18, n.3, pp.301-311. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2014.183.99.

Este artigo analisa as representações sociais de formação pedagógica de futuros professores. O estudo foi desenvolvido com estudantes de cursos de licenciatura da UFPE, em Recife (PE). Realizamos dois grupos focais, um com estudantes das áreas de ciências humanas e outro com estudantes de exatas e saúde. As discussões dos grupos foram interpretadas através da análise de conteúdo. Os resultados revelaram representações sociais de formação pedagógica centradas em questões didáticas e metodológicas. Contudo, os futuros professores têm noção do contexto das lutas políticas pela busca da valorização profissional que têm pela frente e demonstram reconhecer seus futuros alunos como sujeitos, atores do processo de ensino-aprendizagem. Sinalizamos para a necessidade de se construir canais mais efetivos de comunicação entre os cursos de maneira a articular o específico e o pedagógico, tão defendidos e, ao mesmo tempo, tão distantes no processo formativo.

Palavras-chave : Representações Sociais; Formação Pedagógica; Licenciaturas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )