SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Tesouro de meninas e Tesouro de meninos: leitura de civilidade na América PortuguesaO Banco Mundial e as políticas públicas para o ensino superior no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

MACHADO, Maria Cristina Gomes; MELO, Cristiane Silva  e  MORMUL, Najla Mehanna. Rui Barbosa e a educação: as Lições de Coisas e o ensino da cultura moral e cívica. Educação. UNISINOS [online]. 2014, vol.18, n.3, pp.320-330. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2014.183.11.

Este artigo discute as ideias educacionais de Rui Barbosa (1849-1923), com ênfase no debate realizado pelo autor sobre as Lições de Coisas e o ensino da cultura moral e cívica no Parecer-Projeto Reforma do Ensino Primário e Várias Instituições Complementares da Instrução Pública, publicado em 1883, escrito como uma análise do Decreto nº 7.247, de 19 de abril de 1878, de autoria do Ministro Carlos Leôncio de Carvalho. Nesta discussão, busca-se a compreensão da posição de Rui Barbosa com relação ao uso, nas escolas primárias da capital do Império, das Lições de Coisas como método a ser utilizado pelos professores, bem como ao ensino de cultura moral e cívica, visto como disciplina importante à formação das crianças para a vida em sociedade. Para o autor, o ensino da moral era importante no programa escolar, pois proporcionaria a formação humana e social dos indivíduos, e as Lições de Coisas deveriam ser o método a ser adotado no ensino de todas as disciplinas escolares.

Palavras-chave : História da Educação; Rui Barbosa e a Educação; Método Intuitivo e Cultura Moral e Cívica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )