Educação UNISINOS
On-line version ISSN 2177-6210
Abstract
WAISMANN, Moisés and CORSETTI, Berenice. O Banco Mundial e as políticas públicas para o ensino superior no Brasil. Educação. UNISINOS [online]. 2014, vol.18, n.3, pp.331-341. ISSN 2177-6210. https://doi.org/10.4013/edu.2014.183.12.
O estudo das alterações no sistema de ensino superior a partir da influência dos organismos internacionais foca a análise no Estado brasileiro no período de 1995 a 2010. O objetivo é verificar as mudanças ocorridas neste sistema de ensino nas variáveis docentes, concluintes e na remuneração dos docentes e dos trabalhadores com escolaridade superior. A pesquisa situa-se no campo da Economia da Educação e pretende analisar o movimento de articulação do ensino superior diante da ordem econômica neoliberal, na perspectiva do debate crítico. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e quantitativo e de base documental. Observou-se que os docentes, ainda que mais preparados e com uma carga maior de alunos, ganham 24% menos, no período estudado; também se verificou que uma maior quantidade de concluintes resulta em mais trabalhadores com ensino superior empregados no mercado formal de trabalho, e esta maior qualificação disponível para o mercado não resulta em maiores salários; ao contrário, este é reduzido em 27% no período estudado. Percebeu-se, através dos indicadores utilizados, que as orientações formuladas pelo Banco Mundial foram aplicadas no campo da educação superior, o que teve como consequência uma expansão do setor que foi adequada às formulações dessa agência multinacional.
Keywords : Banco Mundial; Economia da Educação; Educação Superior; Política Educacional; Política Pública; Planejamento Educacional.