SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Making teaching and becoming teachers in urban peripheries of the global South. Teacher education: Stories about the possible author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

SOUSA-PEREIRA, Fátima; LEITE, Carlinda  and  CARVALHO, José Melo de. Políticas de Formação Inicial de Professores em Portugal no Processo de Bolonha: uma análise intrainstitucional a partir de práticas de formação. Educação. UNISINOS [online]. 2015, vol.19, n.1, pp.6-21. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2015.191.13.

O estado da arte realizado no princípio do séc. XXI (Estrela et al., 2002) sobre processos de Formação Inicial de Professores em Portugal evidenciou graves problemas na organização e funcionamento desses cursos e, consequentemente, a necessidade de se operarem mudanças significativas. Nesse contexto, o Processo de Bolonha e o Regime Jurídico de Habilitação Profissional para a Docência (2007) deveriam constituir uma oportunidade para introduzir as necessárias mudanças na Formação de Professores suscetíveis de se traduzirem na melhoria da sua qualidade. O artigo apresenta alguns resultados de um estudo de orientação qualitativa que recolheu dados de opinião, através de entrevistas semiestruturadas a docentes, estudantes, elementos dos órgãos de gestão e orientadores cooperantes, e que permitiu conhecer percepções desses atores sobre as recentes políticas de Ensino Superior e de Formação de Professores e compreender avanços e limitações no processo de construção da reforma educativa em curso. Os resultados obtidos permitem afirmar que, de um modo geral, é atribuída relevância a esse processo, ao nível das orientações políticas, mas existem várias reservas relativamente à sua operacionalização.

Keywords : Formação Inicial de Professores; Processo de Bolonha; Políticas Educativas para o Ensino Superior; Mudança e Inovação Educacional..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )