SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Making teaching and becoming teachers in urban peripheries of the global South. Teacher education: Stories about the possibleInitial training of teachers of chemistry thought from assumptions of educating for research author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

ANDRE, Marli. Políticas de formação continuada e de inserção à docência no Brasil. Educação. UNISINOS [online]. 2015, vol.19, n.1, pp.34-44. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2015.191.03.

O presente texto tem o foco nas políticas de formação continuada e, mais especificamente, nas iniciativas voltadas aos professores iniciantes e à inserção profissional dos docentes, tomando por base os dados coletados em quinze secretarias de educação de estados e municípios brasileiros, que constituíram os estudos de campo da pesquisa que mapeou e analisou políticas docentes no Brasil (Gatti et al., 2011). O texto situa, inicialmente, o marco teórico que orientou a análise de dados, destacando as contribuições de autores brasileiros e estrangeiros. Em seguida, descreve a metodologia do trabalho de campo: locais escolhidos, fontes de coleta de dados, instrumentos e procedimentos utilizados. Na terceira parte do texto, são apresentados dados referentes aos processos de formação continuada encontrados nas secretarias de educação visitadas: quais são os órgãos responsáveis pela formação, como são escolhidos os formadores, quais os conteúdos e as metodologias das formações, quais as demandas dos professores, como é feita a avaliação da formação. São também discutidas as iniciativas e as políticas voltadas aos professores iniciantes e à inserção à docência. Na parte final do texto, são destacados aspectos que merecem maior atenção por parte dos pesquisadores e responsáveis pela formação docente.

Keywords : Formação Continuada; Professor Iniciante; Inserção à Docência..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )