SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Hacer docencia y devenir docente em las periferias urbanas del sur global. Formación de docentes: relatos de lo posibleA formação inicial de professores de química pensada a partir de alguns pressupostos do educar pela pesquisa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

ANDRE, Marli. Políticas de formação continuada e de inserção à docência no Brasil. Educação. UNISINOS [online]. 2015, vol.19, n.1, pp.34-44. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2015.191.03.

O presente texto tem o foco nas políticas de formação continuada e, mais especificamente, nas iniciativas voltadas aos professores iniciantes e à inserção profissional dos docentes, tomando por base os dados coletados em quinze secretarias de educação de estados e municípios brasileiros, que constituíram os estudos de campo da pesquisa que mapeou e analisou políticas docentes no Brasil (Gatti et al., 2011). O texto situa, inicialmente, o marco teórico que orientou a análise de dados, destacando as contribuições de autores brasileiros e estrangeiros. Em seguida, descreve a metodologia do trabalho de campo: locais escolhidos, fontes de coleta de dados, instrumentos e procedimentos utilizados. Na terceira parte do texto, são apresentados dados referentes aos processos de formação continuada encontrados nas secretarias de educação visitadas: quais são os órgãos responsáveis pela formação, como são escolhidos os formadores, quais os conteúdos e as metodologias das formações, quais as demandas dos professores, como é feita a avaliação da formação. São também discutidas as iniciativas e as políticas voltadas aos professores iniciantes e à inserção à docência. Na parte final do texto, são destacados aspectos que merecem maior atenção por parte dos pesquisadores e responsáveis pela formação docente.

Palavras-chave : Formação Continuada; Professor Iniciante; Inserção à Docência..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )