SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1In-service teacher education policies and teaching induction programs in BrazilCurriculum reforms and initial education: Knowledge and professionalization author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

MASSENA, Elisa Prestes. A formação inicial de professores de química pensada a partir de alguns pressupostos do educar pela pesquisa. Educação. UNISINOS [online]. 2015, vol.19, n.1, pp.45-56. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2015.191.04.

O presente artigo discute a formação inicial de professores de Química a partir da construção de Situações de Estudo em que foram considerados alguns pressupostos do educar pela pesquisa. Como instrumento de reflexão, utilizamos as narrativas elaboradas por licenciandos participantes, há pelo menos dois anos, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) de Química, de uma universidade pública localizada no Sul da Bahia, Brasil. Consideramos para a análise e discussão dos achados da pesquisa autores que apontam as narrativas como constituidoras dos sujeitos em formação e também a importância dos coletivos de pesquisa na apreensão da constituição docente. As narrativas, consideradas o corpus do estudo, foram analisadas à luz da Análise Textual Discursiva (ATD) e apontam o ambiente escolar como local de construção de uma atitude investigativa e a importância do trabalho coletivo na constituição do futuro professor e durante a formação inicial. Esta última é vista com algumas lacunas pelos licenciandos, até mesmo devido à fragmentação na formação ao longo do curso. No entanto, o Programa nos possibilita pensar em alternativas para a formação de professores e a oportunidade de se (re)pensar aspectos dos cursos de licenciatura descritos há anos na literatura e que contribuem para novas possibilidades de interação entre a universidade e a escola.

Keywords : Formação de Professores de Química; Educar pela Pesquisa; Pibid..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )