SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1A formação inicial de professores de química pensada a partir de alguns pressupostos do educar pela pesquisaPolíticas curriculares para o Ensino Médio no Rio Grande do Sul e a constituição de uma docência inovadora índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

GARCIA, Maria Manuela Alves. Reformas curriculares e formação inicial: saberes e profissionalização. Educação. UNISINOS [online]. 2015, vol.19, n.1, pp.57-67. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2015.191.05.

Tem-se como objetivo uma leitura, na perspectiva da governamentalidade, do discurso e das políticas curriculares, sobre a questão da profissionalização docente presente nas reformas curriculares, que, desde os anos de 1990, vêm pautando o campo da formação inicial de professores no Brasil e no mundo. Mais especificamente, faz-se uma análise dos sentidos de profissionalismo e profissionalidade docente e dos saberes da formação inicial que são privilegiados pela política oficial para os currículos dos cursos de licenciatura, de graduação plena e de nível superior, tendo por base os textos da legislação aprovada no Conselho Nacional de Educação − Parecer CNE/CP 009/2001 e Resolução CNE/CP 01/2002, Parecer CNE/CP 28/2001 e Resolução CNE/CP 2/2002 −, que instituíram a reforma no Brasil no início deste século. Complementa-se essa fonte de dados com algumas observações que são o resultado de investigações que, ao longo da última década, vêm analisando os efeitos dessa política em cursos de licenciatura, com o objetivo de avaliar os seus impactos nos currículos e na identidade profissional docente. Argumenta-se que a formação inicial dos docentes para que estes atuem na Educação Básica vem-se pautando, do ponto de vista oficial, por uma racionalidade prática e instrumental, a qual reduz o professor a um especialista na gestão do processo de ensino e do seu desenvolvimento profissional, apontando, paradoxalmente, para a desintelectualização dos currículos e para a desprofissionalização desses professores.

Palavras-chave : Reformas Curriculares; Profissionalização Docente; Formação Inicial..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )