SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Curriculum reforms and initial education: Knowledge and professionalizationConstitution of an education ethos in Pibid/Unisinos: Subjectivation processes in initial teacher training author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

SILVA, Roberto Rafael Dias da. Políticas curriculares para o Ensino Médio no Rio Grande do Sul e a constituição de uma docência inovadora. Educação. UNISINOS [online]. 2015, vol.19, n.1, pp.68-76. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2015.191.06.

O presente estudo inscreve-se no campo dos Estudos Curriculares e procura estabelecer um diagnóstico das concepções de docência emergentes das políticas curriculares para o Ensino Médio no Estado do Rio Grande do Sul (Brasil) implementadas ao longo da última década. A partir de uma análise documental e da realização de entrevistas com profissionais que atuam no Ensino Médio, foram estudados os principais direcionamentos curriculares produzidos no contexto examinado. Ao final, conclui-se que, ao mesmo tempo em que se delineia a fabricação de uma docência inovadora, com vistas à inovação, à competitividade e ao desenvolvimento econômico, se instaura uma fragilização do conhecimento em sua dimensão objetiva.

Keywords : Docência; Ensino Médio; Políticas Curriculares; Rio Grande do Sul.; Teaching; High School; Curriculum Policies; The State of Rio Grande do Sul..

        · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )