SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Políticas curriculares para o Ensino Médio no Rio Grande do Sul e a constituição de uma docência inovadoraBiopolítica pós-colonial no império do capital: linhas Foucaultianas de investigação nos estudos educacionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

DAL'IGNA, Maria Cláudia  e  FABRIS, Elí Henn. Constituição de um ethos de formação no Pibid/Unisinos: processos de subjetivação na iniciação à docência. Educação. UNISINOS [online]. 2015, vol.19, n.1, pp.77-87. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2015.191.07.

Este artigo apresenta parte dos resultados de duas pesquisas que têm como objetivo descrever e analisar possíveis efeitos do programa de formação inicial de professores Pibid, o qual visa promover a inserção de estudantes de licenciatura no contexto das escolas públicas, contribuindo para o aperfeiçoamento de sua formação. Apoiando-se em dois campos teóricos - Estudos Foucaultianos e Estudos em Docência -, o presente artigo examina como se constitui o que nomeamos de ethos de formação: certo modo de ser e de agir resultante de processos pelos quais cada um aprende a ver a si mesmo, a refletir sobre suas próprias ações, a operar transformações sobre si mesmo. Os resultados mostram que esse programa de formação inicial está implicado na fabricação de determinadas subjetividades, na medida em que regula as relações de estudantes de licenciatura consigo mesmos, produzindo um modo de viver o processo de formação. Ao mesmo tempo, esse ethos de formação cria condições para o desenvolvimento de uma formação voltada para o cuidado de si mesmo e do outro, possibilitando novas formas de produção de si e de relações com os outros.

Palavras-chave : Formação de Professores; Iniciação à Docência; Subjetivação; Ethos de Formação..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )