SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Constituição de um ethos de formação no Pibid/Unisinos: processos de subjetivação na iniciação à docênciaFilosofia, ciência e educação no pensamento de Francis Bacon índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

PETERS, Michael. Biopolítica pós-colonial no império do capital: linhas Foucaultianas de investigação nos estudos educacionais. Educação. UNISINOS [online]. 2015, vol.19, n.1, pp.88-100. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2015.191.08.

Este artigo oferece uma leitura do tropo "pós Foucault" para indicar três linhas de pesquisa em estudos Foucaultianos, com particular aplicação à educação: o pós-colonial, seguindo Edward Said; a biopolítica, na sequência de Giorgio Agamben; e o império do capital, seguindo Michael Hardt e Antonio Negri. Este é um artigo sinóptico, que abrange a questão de como ler Foucault, depois de trinta anos de teorização, seguindo as recomendações do próprio filósofo. Discute-se que, em cada caso do pós-colonial, da biopolítica e do império do capital, há ganhos e perdas hermenêuticas. E, em cada caso, o campo educacional se abre para novas perspectivas, novos problemas e novas orientações e abordagens.

Palavras-chave : Biopolítica; Estudos Foucaultianos; Pós-Colonial; Império do Capital..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )