SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Biopolítica pós-colonial no império do capital: linhas Foucaultianas de investigação nos estudos educacionaisFormação ética na escola: entre certezas e incertezas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

BATISTA, Gustavo Araújo. Filosofia, ciência e educação no pensamento de Francis Bacon. Educação. UNISINOS [online]. 2015, vol.19, n.1, pp.101-113. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2015.191.09.

Este artigo tem como principal objetivo fazer uma abordagem concisa sobre o pensamento de Francis Bacon (1561-1626), dimensionando-o dentro da área educacional. Será feita uma explanação sumária do seu contexto histórico (Renascimento), da sua vida, de algumas de suas obras e de alguns dos principais tópicos de sua filosofia, demonstrando-se a sua aplicabilidade à pedagogia. Por desenvolver uma abordagem contextual e conceitual, este estudo adotou como referencial teórico-metodológico o materialismo histórico-dialético, na versão de Lucien Goldmann (1913-1970), apontando como principal resultado o alerta feito por Bacon em relação à utilidade do saber para a melhoria da vida do ser humano. Esse saber, identificando-se com o poder, permite à humanidade assenhorear-se do mundo natural e, igualmente, de si mesma, vencendo, portanto, suas próprias fraquezas e limitações, visto ser a sua própria ignorância a raiz dos males de que padece, assim como das dificuldades materiais e espirituais diante das quais se encontra, razão pela qual a educação, adotando tal concepção como um de seus fundamentos, há que ser pensada e praticada de modo a se conscientizar para a responsabilidade que o conhecimento traz consigo.

Palabras clave : Ciência; Educação; Filosofia; Francis Bacon..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )