SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Philosophy, science and education in Francis Bacon's thoughtHigher Education reformation: new regulations and University reconfiguration author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

OLIVEIRA, Renato José de. Formação ética na escola: entre certezas e incertezas. Educação. UNISINOS [online]. 2015, vol.19, n.1, pp.114-121. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2015.191.10.

Este artigo discute, inicialmente, a busca filosófica e científica por conhecimentos verdadeiros sobre a natureza do mundo e do homem, capazes de proporcionar ao sujeito cognoscente a aquisição de certezas absolutas. A partir das críticas ao determinismo e à noção de neutralidade científica feitas no século XX, tal busca foi cedendo lugar à aquisição de conhecimentos confiáveis, porém provisórios e sujeitos a revisões. Com base na abordagem feita por Chaïm Perelman, o texto mostra que os conhecimentos confiáveis que se apóiam na opinião e na verossimilhança contribuem para questionar tanto as chamadas verdades absolutas quanto a suspensão dos juízos no campo ético, constituindo-se em referências importantes para a formação ética que se dá na escola. São examinadas, então, quatro ações pedagógicas (aprendizado do respeito mútuo, da justiça, da solidariedade e do diálogo) que desde o advento dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) vêm sendo consideradas confiáveis. Algumas problematizações são conduzidas com o objetivo de fomentar a reflexão sobre as certezas e as incertezas que cercam os saberes pedagógicos relacionados à formação ética dos alunos do ensino fundamental e do ensino médio.

Keywords : Formação Ética; Saberes Pedagógicos; Argumentação..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )