SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Higher Education reformation: new regulations and University reconfiguration author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

VIEIRA, Karin Sewald  and  CUNHA, Maria Teresa Santos. "A mais bela normalista": rituais juvenis no Curso Normal do Instituto Estadual de Educação (Florianópolis, 1961-1971). Educação. UNISINOS [online]. 2015, vol.19, n.1, pp.132-140. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2015.191.12.

O Curso Normal do Instituto Estadual de Educação, entre os anos de 1961 e 1971, acompanhou o processo de modernização da cidade de Florianópolis (SC). O presente estudo busca compreender os rituais juvenis envolvendo o preparo da formatura e a organização do concurso de beleza "A mais bela normalista", como elementos integrantes da cultura escolar daquele período. A circulação e a ressonância de modelos culturais e pedagógicos são tomadas como categoria de análise para conferir inteligibilidade histórica às práticas escolares. O corpus documental é constituído por documentos escritos, iconográficos e objetos materiais escolares. O trabalho possibilitou compreender as solenidades de formatura e o concurso de beleza "A mais bela normalista" como eventos associados ao processo de modernização almejado pela Escola.

Keywords : Curso Normal; Formatura; Concurso de Beleza; Modelos Culturais e Pedagógicos..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )