SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2The key is the individual: Practices of the self and lifelong learningPresident Castro Pinto and Popular University: the ideals of education in Parahyba do Norte published in A União newspaper (1912-1915) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

MASCARELLO, Andrea Stefania  and  OMETTO, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento. O convite de Hannah Arendt: (re)significações da crise na educação. Educação. UNISINOS [online]. 2015, vol.19, n.2, pp.175-183. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2015.192.02.

Este artigo tem como objetivo identificar, nas principais obras de Hannah Arendt, através de uma revisão bibliográfica, conceitos que tematizem como a autora compreende a educação, a crise na educação e a relação entre aprendizagem e a condição humana, relacionando, assim, os conceitos da autora com a discussão acerca dos processos de constituição dos sujeitos, sejam eles professores em processo de formação ou alunos em processos de aprendizagem escolar. Arendt (1906-1975) nunca foi uma pensadora especialista em educação; dedicou grande parte de sua carreira ao pensamento político, porém, sua inquietude sobre o sistema escolar americano no século XX a motivou a observar as questões que permeavam essa crise, principalmente pelo fato de oportunizar uma investigação da essência da mesma.

Keywords : Hannah Arendt; Crise na Educação; Ensino-Aprendizagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )