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Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

MASCARELLO, Andrea Stefania  y  OMETTO, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento. O convite de Hannah Arendt: (re)significações da crise na educação. Educação. UNISINOS [online]. 2015, vol.19, n.2, pp.175-183. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2015.192.02.

Este artigo tem como objetivo identificar, nas principais obras de Hannah Arendt, através de uma revisão bibliográfica, conceitos que tematizem como a autora compreende a educação, a crise na educação e a relação entre aprendizagem e a condição humana, relacionando, assim, os conceitos da autora com a discussão acerca dos processos de constituição dos sujeitos, sejam eles professores em processo de formação ou alunos em processos de aprendizagem escolar. Arendt (1906-1975) nunca foi uma pensadora especialista em educação; dedicou grande parte de sua carreira ao pensamento político, porém, sua inquietude sobre o sistema escolar americano no século XX a motivou a observar as questões que permeavam essa crise, principalmente pelo fato de oportunizar uma investigação da essência da mesma.

Palabras clave : Hannah Arendt; Crise na Educação; Ensino-Aprendizagem.

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