SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2La clave es el individuo: prácticas de sí y aprendizaje permanenteO presidente Castro Pinto e a Universidade Popular: ideais da educação na Parahyba do Norte publicados no jornal A União (1912-1915) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

MASCARELLO, Andrea Stefania  e  OMETTO, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento. O convite de Hannah Arendt: (re)significações da crise na educação. Educação. UNISINOS [online]. 2015, vol.19, n.2, pp.175-183. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2015.192.02.

Este artigo tem como objetivo identificar, nas principais obras de Hannah Arendt, através de uma revisão bibliográfica, conceitos que tematizem como a autora compreende a educação, a crise na educação e a relação entre aprendizagem e a condição humana, relacionando, assim, os conceitos da autora com a discussão acerca dos processos de constituição dos sujeitos, sejam eles professores em processo de formação ou alunos em processos de aprendizagem escolar. Arendt (1906-1975) nunca foi uma pensadora especialista em educação; dedicou grande parte de sua carreira ao pensamento político, porém, sua inquietude sobre o sistema escolar americano no século XX a motivou a observar as questões que permeavam essa crise, principalmente pelo fato de oportunizar uma investigação da essência da mesma.

Palavras-chave : Hannah Arendt; Crise na Educação; Ensino-Aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )