SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2O presidente Castro Pinto e a Universidade Popular: ideais da educação na Parahyba do Norte publicados no jornal A União (1912-1915)As aulas de Educação Física no Colégio Nossa Senhora Aparecida de Nova Prata, RS (1937-1949) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

VALENTE, Wagner Rodrigues. A constituição do elementar matemático: uma análise de programas de ensino (São Paulo, 1890-1950). Educação. UNISINOS [online]. 2015, vol.19, n.2, pp.196-205. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2015.192.04.

O texto analisa os processos e as dinâmicas de constituição do "elementar matemático", entendido como os primeiros passos, a base inicial de conhecimentos em matemática organizada para ser ensinada aos alunos dos primeiros anos escolares. A investigação utiliza como fontes de pesquisa os programas de ensino de aritmética, elaborados no estado de São Paulo, entre os anos 1890 e 1950. Como referência teórico-metodológica, o trabalho configura-se de natureza histórica, construindo o objeto de pesquisa a partir de elementos vindos da história da educação. Os resultados encontrados apontam para as mudanças dos saberes elementares matemáticos, em consonância com as vagas pedagógicas a que fica submetido o sistema escolar.

Palabras clave : Elementar; Matemática Elementar; Pedagogia Intuitiva da Matemática; Aritmética Escolar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )