SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2A constituição do elementar matemático: uma análise de programas de ensino (São Paulo, 1890-1950)O trabalho colaborativo nas políticas curriculares em Portugal na transição de séculos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

BEGOSSI, Tuany Defaveri; LYRA, Vanessa Bellani  e  MAZO, Janice Zarpellon. As aulas de Educação Física no Colégio Nossa Senhora Aparecida de Nova Prata, RS (1937-1949). Educação. UNISINOS [online]. 2015, vol.19, n.2, pp.206-216. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2015.192.05.

O Colégio Nossa Senhora Aparecida, situado na cidade de Nova Prata (RS) é uma instituição de ensino fundada em 24 de fevereiro de 1937, vinculado à Congregação do Imaculado Coração de Maria. Em razão dos valores propagados pelas instituições educacionais católicas, havia o anseio de um grupo de pessoas da comunidade pela instalação de uma escola dirigida por religiosas. Partindo-se de uma perspectiva histórico-cultural de análise - fomentada pela interface com a categoria sociológica "campo", adotada e inspirada na obra de Pierre Bourdieu -, o estudo é conduzido no sentido de identificar as condições de emergência, de inserção e de funcionamento do referido colégio em sua função formadora. A investigação está assentada na análise de documentos escritos, iconográficos e orais, os quais foram concebidos enquanto materiais e textos históricos, portadores de mensagens, sentidos e finalidades particulares ao seu contexto. Assim interpretadas, as fontes revelaram que o Colégio Nossa Senhora Aparecida se estabeleceu como instituição que refletia os interesses e os modelos nacionais preestabelecidos e, ao mesmo tempo, trazia à cidade de Nova Prata um conceito de Educação e, particularmente, de Educação Física, jamais visto antes na cidade.

Palavras-chave : História da Educação Física; Escola; Ginástica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )