SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2O trabalho colaborativo nas políticas curriculares em Portugal na transição de séculosAtuação e concepções in/exclusivas de professores regulares dos municípios de Alfenas e Araras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

FERREIRA, Marcello  e  CARNEIRO, Teresa Cristina Janes. A institucionalização da Educação a Distância no Ensino Superior Público Brasileiro: análise do Sistema Universidade Aberta do Brasil. Educação. UNISINOS [online]. 2015, vol.19, n.2, pp.228-242. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2015.192.07.

O artigo, focado na temática do trabalho colaborativo, tem como objetivo comparar princípios veiculados por políticas públicas em dois momentos do sistema educativo português. Seguindo uma orientação qualitativa, foram feitas entrevistas semiestruturadas a quatro professoras e à diretora de uma escola de ensino básico da cidade do Porto e a dois professores de uma universidade pública. Os discursos, interpretados por análise de conteúdo, permitem concluir que, embora sejam valorizadas práticas de trabalho colaborativo, as políticas atuais e a intensificação do trabalho docente, bem como a forte pressão gerada por exames nacionais e internacionais, têm tido como consequência que grande parte dos professores se afaste de práticas colaborativas estimuladas por políticas do final do século XX e se voltem para o treinamento dos estudantes, na expectativa de resultados imediatos.

Palavras-chave : Trabalho Colaborativo; Educação Básica; Intensificação do Trabalho Docente; Formatos Avaliativos; Políticas Públicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )