SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2A institucionalização da Educação a Distância no Ensino Superior Público Brasileiro: análise do Sistema Universidade Aberta do BrasilFormação Inicial em Pedagogia: os professores colaboradores no Estágio Supervisionado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

GOMES, Claudia; BAZON, Fernanda Vilhena Mafra  e  LOZANO, Daniele. Atuação e concepções in/exclusivas de professores regulares dos municípios de Alfenas e Araras. Educação. UNISINOS [online]. 2015, vol.19, n.2, pp.243-251. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2015.192.08.

O objetivo deste estudo é analisar a preparação, a atuação e as concepções de professores do ensino regular acerca do processo de inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) nos municípios de Alfenas (MG) e de Araras (SP). Para tanto, foram participantes do estudo 50 professores de escolas públicas de ambas as cidades. O corpus de dados foi constituído a partir da resposta a questionários com questões fechadas e abertas, que foram analisadas tanto de forma quantitativa como qualitativamente. Os resultados indicam que, de modo geral, os professores apontam não possuir formação, preparação ou auxilio profissional para atuar com esses alunos. No entanto, os resultados são mais alarmantes quando evidenciamos que uma parcela representativa da amostra indica que não considera ser de sua responsabilidade e competência desenvolver práticas educacionais com os alunos com NEE nas escolas regulares. Conclui-se que os clamados processos formativos, de oferecimento de recursos e parcerias, só poderão ser dimensionados quando avançarmos para uma nova definição profissional, que aloque os professores de ensino regular como protagonistas e responsáveis pela educação inclusiva de alunos com NEE nas escolas.

Palavras-chave : Educação Inclusiva; Necessidades Educacionais Especiais; Professores Regulares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )