SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2In/exclusive operations and concepts of regular Alfenas and Araras teachersSchool routines and their relationship with learning difficulties author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

CYRINO, Marina; BENITES, Larissa Cerignoni  and  SOUZA NETO, Samuel de. Formação Inicial em Pedagogia: os professores colaboradores no Estágio Supervisionado. Educação. UNISINOS [online]. 2015, vol.19, n.2, pp.252-260. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2015.192.09.

Inserido na temática formação de professores, Estágio Curricular Supervisionado (ECS) e Prática de Ensino, o presente estudo objetivou analisar a trajetória da Prática de Ensino e ECS, as concepções que as professoras-colaboradoras (PCs) se utilizam para orientar e formar os estagiários, bem como identificar os desafios enfrentados pelas as alunas-mestras (AMs). A pesquisa é de natureza qualitativa e utilizamos como técnicas: pesquisa bibliográfica, entrevista semiestruturada e análise de conteúdo. Constatamos que a Prática de Ensino e o ECS foram concebidos como disciplina e atividade. As PCs viram as estagiárias como auxiliares, e não como futuras profissionais, porém apresentaram o que é necessário para se tornar um professor; as maiores dificuldades das AMs foram insegurança, gestão da sala de aula, agir perante os alunos e questionamento do processo de acompanhamento do estágio. Nas considerações, pontuamos que a escola deve ser valorizada enquanto espaço formativo, bem como a necessidade de se pensar em estratégias formativas para o PC receber e orientar o estagiário, principalmente por parte dos normativos legais.

Keywords : Formação de Professores; Estágio Supervisionado; Professores Colaboradores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )