SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Atuação e concepções in/exclusivas de professores regulares dos municípios de Alfenas e ArarasRelações entre rotinas em sala de aula e dificuldades de aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

CYRINO, Marina; BENITES, Larissa Cerignoni  e  SOUZA NETO, Samuel de. Formação Inicial em Pedagogia: os professores colaboradores no Estágio Supervisionado. Educação. UNISINOS [online]. 2015, vol.19, n.2, pp.252-260. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2015.192.09.

Inserido na temática formação de professores, Estágio Curricular Supervisionado (ECS) e Prática de Ensino, o presente estudo objetivou analisar a trajetória da Prática de Ensino e ECS, as concepções que as professoras-colaboradoras (PCs) se utilizam para orientar e formar os estagiários, bem como identificar os desafios enfrentados pelas as alunas-mestras (AMs). A pesquisa é de natureza qualitativa e utilizamos como técnicas: pesquisa bibliográfica, entrevista semiestruturada e análise de conteúdo. Constatamos que a Prática de Ensino e o ECS foram concebidos como disciplina e atividade. As PCs viram as estagiárias como auxiliares, e não como futuras profissionais, porém apresentaram o que é necessário para se tornar um professor; as maiores dificuldades das AMs foram insegurança, gestão da sala de aula, agir perante os alunos e questionamento do processo de acompanhamento do estágio. Nas considerações, pontuamos que a escola deve ser valorizada enquanto espaço formativo, bem como a necessidade de se pensar em estratégias formativas para o PC receber e orientar o estagiário, principalmente por parte dos normativos legais.

Palavras-chave : Formação de Professores; Estágio Supervisionado; Professores Colaboradores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )