SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Sobre a pedagogização da experiência urbana: o projeto da cidade educadora índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

PETRUCCI-ROSA, Maria Inês  y  RAMOS, Tacita Ansanello. Que sujeito? Possibilidades de diálogos entre Michel Foucault e Walter Benjamin e suas contribuições para os estudos curriculares. Educação. UNISINOS [online]. 2015, vol.19, n.3, pp.302-312. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2015.193.01.

Este artigo tem o propósito de evidenciar aproximações e afastamentos teóricos entre dois autores de tradições teóricas distintas - Walter Benjamin e Michel Foucault - bem como as repercussões desse movimento para pesquisas em Educação. O foco do artigo está, principalmente, na concepção de sujeito desenvolvida por esses dois grandes autores e suas potencialidades de diálogos para pesquisas voltadas a estudos curriculares. Foucault e Benjamin, apesar de argumentarem a partir de perspectivas aparentemente tão díspares, guardam entre si um compromisso com a provisoriedade, com os regimes de verdade e com a assunção da opacidade da linguagem. Desse ponto de vista, investimos nessa iniciativa de articular seus conceitos para compreender o campo das políticas curriculares, privilegiando compreensões que procuram, de alguma forma, fortalecer e destacar o papel transformador das vozes docentes, sejam como enunciados, sejam como notas da experiência.

Palabras clave : Sujeito; Narrativa; Estudos Curriculares.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )