SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Que sujeito? Possibilidades de diálogos entre Michel Foucault e Walter Benjamin e suas contribuições para os estudos curricularesA pesquisa como construção coletiva: olhares em trilhas para pensar a formação continuada de professores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

VIEIRA, Elisa  y  AQUINO, Julio Groppa. Sobre a pedagogização da experiência urbana: o projeto da cidade educadora. Educação. UNISINOS [online]. 2015, vol.19, n.3, pp.313-324. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2015.193.02.

A partir da constatação de uma intensificação, na atualidade, de iniciativas de cunho dito formativo em contextos não escolares, este artigo, apoiado em algumas formulações de Michel Foucault, propõe-se a problematizar a educação urbana como um dos locus da governamentalidade contemporânea. Mais especificamente, empreendemos um trabalho investigativo da literatura acadêmica sobre as relações entre cidade e educação e, em especial, de documentos concernentes ao projeto da cidade educadora. A análise permitiu-nos concluir que há, em curso, a produção de um modo intensivo de governo das populações baseado em uma experiência pedagogizada da cidadania, esta consubstanciada na disseminação de práticas educativas não formais.

Palabras clave : Cidade Educadora; Governamentalidade; Michel Foucault.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )