SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Sobre a pedagogização da experiência urbana: o projeto da cidade educadoraAntropologia da Ciência e Educação: reflexões sobre a Sociologia no Ensino Médio sob o idioma da coprodução índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

COSTA, Eduardo Antonio de Pontes  e  AQUINO, Julio Groppa. A pesquisa como construção coletiva: olhares em trilhas para pensar a formação continuada de professores. Educação. UNISINOS [online]. 2015, vol.19, n.3, pp.325-334. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2015.193.03.

Este artigo se propõe a estabelecer algumas reflexões em torno das questões que dizem respeito às políticas de formação continuada de professores. A pesquisa tomou como analisador o contexto de uma escola da rede estadual de ensino. Buscando dar visibilidade às concepções que os professores têm sobre a formação em serviço, focalizou-se a análise dos dados, problematizando as experiências docentes frente às políticas cognitivas de formação nos diferentes modos de funcionamento no trabalho docente. As discussões teóricas e metodológicas estão fundamentadas nos estudos de René Lourau, Gilles Deleuze e Félix Guattari e Michel Foucault. Ao se reconhecer a importância desses autores como contribuições para o campo da educação, os dados foram tematizados e tensionados a partir dos lugares e dos saberes naturalizados, em suas condições sociais de produção, para se pensar outros modos de intervir na educação, em um cotidiano escolar sempre denso, diverso e singular.

Palavras-chave : Formação Continuada; Políticas; Pesquisa-Intervenção; Cartografia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )