SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3A pesquisa como construção coletiva: olhares em trilhas para pensar a formação continuada de professoresA recontextualização das competências na educação profissional: uma análise a partir da sociologia da educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

SCHWEIG, Graziele Ramos. Antropologia da Ciência e Educação: reflexões sobre a Sociologia no Ensino Médio sob o idioma da coprodução. Educação. UNISINOS [online]. 2015, vol.19, n.3, pp.335-344. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2015.193.04.

Este artigo tem como objetivo discutir a contribuição teórica e metodológica da Antropologia da Ciência para a compreensão das relações entre a Escola Básica e o conhecimento científico. Para isso, discute-se o caso do retorno da obrigatoriedade do ensino de Sociologia no Ensino Médio, que ocorre desde 2006, processo que é acompanhado da emergência de uma "comunidade disciplinar" em torno desta ciência. Orientando-se pela perspectiva etnográfica, desloca-se o olhar de uma perspectiva normativa quanto ao ensino de Sociologia e busca-se situá-lo desde o espaço escolar. Nesse sentido, os dados discutidos aqui são fruto de trabalho de campo realizado em duas escolas da região metropolitana de Porto Alegre (RS), utilizando-se do método etnográfico. O deslocamento proporcionado pela ótica da Antropologia da Ciência permite conceber a escola não como um simples lugar de reprodução de um saber definido exteriormente a ela, mas como um local de criação de um conhecimento original, tendo como fundamento a prática cotidiana e o encontro de diferentes agentes que o "coproduzem".

Palavras-chave : Antropologia da Ciência; Ensino de Sociologia; Etnografia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )