SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Antropologia da Ciência e Educação: reflexões sobre a Sociologia no Ensino Médio sob o idioma da coproduçãoEnsino Religioso nas escolas e as suas representações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

PALAU, Roberta de Carvalho Nobre  e  PINO, Mauro Augusto Burkert Del. A recontextualização das competências na educação profissional: uma análise a partir da sociologia da educação. Educação. UNISINOS [online]. 2015, vol.19, n.3, pp.345-356. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2015.193.05.

Este artigo relata os resultados de uma pesquisa que objetivou analisar o processo de recontextualização da inserção das competências no currículo do Curso Técnico em Eletrônica do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense Campus Pelotas, a partir da implantação do Decreto nº 2.208/1997. A pesquisa baseou-se em uma metodologia qualitativa, e como instrumentos de investigação foram utilizadas entrevistas com oito professores, além de uma análise documental envolvendo legislações que orientam a inserção das competências no currículo da educação profissional. As discussões e análise de dados foram feitas com base nas teorias de Basil Bernstein e Stephen Ball. Entre os principais resultados alcançados destaca-se o fato de os professores, de uma forma geral, apresentarem uma grande resistência em relação às competências, o que é justificado pelos professores entrevistados pela forma com que elas foram introduzidas na educação profissional, imposta pela legislação e, consequentemente, pela instituição de ensino.

Palavras-chave : Educação Profissional; Recontextualização; Competência; Currículo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )