SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3A recontextualização das competências na educação profissional: uma análise a partir da sociologia da educaçãoAs histórias de vida na formação de educadores de adultos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

PACHECO, Terezinha Souza  e  SILVA, Ariane Franco Lopes da. Ensino Religioso nas escolas e as suas representações. Educação. UNISINOS [online]. 2015, vol.19, n.3, pp.357-367. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2015.193.06.

O objetivo desta pesquisa é investigar a visão de professores sobre o Ensino Religioso e acessar os saberes docentes sobre essa disciplina. Participaram da pesquisa 53 professores do ensino fundamental de seis escolas municipais de Santos-SP. O estudo apoiou-se na teoria das representações sociais de Serge Moscovici. A metodologia é composta por três instrumentos: o teste de associação livre de palavras, o desenho, com título e justificativa, e um questionário projetivo. Os dados da associação livre de palavras foram analisados por meio do software EVOC, segundo os estudos de Vergès. Os dados do desenho e do questionário foram tratados pela análise de conteúdo proposta por Bardin. Os resultados mostram que, possivelmente, as representações se ancoram na ideia de catequese e na história desse ensino no Brasil. Foi possível observar também mudanças nas representações de Ensino Religioso na escola pública. Elementos como área de conhecimento e função social foram agregados à representação provavelmente devido às políticas públicas, legislações e debates sobre o tema.

Palavras-chave : Ensino Religioso; Políticas Educacionais; Representações Sociais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )