SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Ensino Religioso nas escolas e as suas representaçõesDiferentes formas de ser uma menina na escola: apontamentos sobre feminilidades e os processos de inclusão/exclusão índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

ANTUNES, Maria Conceição. As histórias de vida na formação de educadores de adultos. Educação. UNISINOS [online]. 2015, vol.19, n.3, pp.368-380. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2015.193.07.

Este artigo tem como finalidade a descrição de uma experiência de educação/formação no âmbito da formação de educadores de adultos no Curso de Mestrado em Educação, da Universidade do Minho. Na esteira dos objetivos de uma das unidades curriculares do curso, levamos a cabo uma experiência de investigação que nos ajudou a compreender quando, onde, com quem e como se formam/educam os adultos. Nesta experiência optámos por uma abordagem qualitativa, não descurando os dados quantificáveis. Elegemos como metodologia as histórias de vida e como técnica de recolha de dados a entrevista semi-diretiva, sendo dezenove o número de participantes. Os resultados obtidos levaram-nos a corroborar as linhas orientadoras da nova epistemologia: a educação/formação é um processo permanente/comunitário que se realiza através das relações, acontecimentos, experiências e contextos que acompanham a vida de cada um.

Palabras clave : Formação de Educadores de Adultos; Educação de Adultos; Histórias de Vida.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )