SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3As histórias de vida na formação de educadores de adultosO hoje e o amanhã na inclusão dum adulto com deficiência intelectual num lar residencial português na região de Coimbra índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

BRITO, Leandro Teofilo de  y  SANTOS, Mônica Pereira dos. Diferentes formas de ser uma menina na escola: apontamentos sobre feminilidades e os processos de inclusão/exclusão. Educação. UNISINOS [online]. 2015, vol.19, n.3, pp.381-389. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2015.193.08.

Através de uma pesquisa de cunho etnográfico no cotidiano de uma escola pública, buscamos problematizar, a partir do reconhecimento das diferenças entre os sujeitos, como os processos de inclusão/exclusão se fizeram presentes em relação às variadas formas de feminilidades expressadas por alunas de turmas do ensino fundamental. A partir da análise e discussão dos dados, com base nos estudos culturais, de gênero e sobre inclusão em educação, constatamos que as diferenças entre as alunas denotavam a existência de múltiplas feminilidades no espaço escolar, assim como a pluralidade das e nas identidades de gênero, sendo permeadas pelos processos de inclusão/exclusão de forma constante durante o desenvolvimento da pesquisa. Desta forma, apontamos que a inclusão e o respeito às diferenças são um caminho eticamente viável para um mundo de mudanças, tanto no espaço escolar como na sociedade como um todo.

Palabras clave : Diferença de Gênero; Feminilidades; Inclusão Educacional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )