SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue3An intellectually impaired adult interned at a Portuguese residential home in the Coimbra region: 'Today and in the futureNarratives about old age and childhood: An analysis of the film Up author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

SARTORI, Gabriela Dias; ALVES, Fernando Donizete  and  SOMMERHALDER, Aline. A cultura lúdica infantil em parques públicos: Qual o espaço e tempo para brincar?. Educação. UNISINOS [online]. 2015, vol.19, n.3, pp.401-408. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2015.193.10.

Esta pesquisa investigou os espaços e tempos para o lúdico em parques públicos do município de São Carlos, interior do Estado de São Paulo. Os dados foram coletados em três parques públicos por meio de observação (não estruturada) pelo período de dois meses, três vezes por semana, sendo um dia de observação para cada espaço/parquinho. Percebemos, ao longo das observações, que a organização do espaço interfere na construção e vivência dos jogos e brincadeiras pelas crianças. O espaço físico disponível e o tipo dos brinquedos disponibilizados pronunciavam um modo de brincar às crianças. Ficou evidente que as crianças, apesar das determinações apresentadas pelo espaço, conseguiam ir além, ampliando as possibilidades lúdicas, subvertendo muitas vezes a determinação posta pelos brinquedos. Apropriaram-se do espaço e dos brinquedos para criarem outras brincadeiras que não aquelas predefinidas.

Keywords : Cultura Lúdica; Infância; Parques Públicos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )