SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3O hoje e o amanhã na inclusão dum adulto com deficiência intelectual num lar residencial português na região de CoimbraNarrativas sobre velhice e infância: uma análise do filme Up: Altas Aventuras índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

SARTORI, Gabriela Dias; ALVES, Fernando Donizete  y  SOMMERHALDER, Aline. A cultura lúdica infantil em parques públicos: Qual o espaço e tempo para brincar?. Educação. UNISINOS [online]. 2015, vol.19, n.3, pp.401-408. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2015.193.10.

Esta pesquisa investigou os espaços e tempos para o lúdico em parques públicos do município de São Carlos, interior do Estado de São Paulo. Os dados foram coletados em três parques públicos por meio de observação (não estruturada) pelo período de dois meses, três vezes por semana, sendo um dia de observação para cada espaço/parquinho. Percebemos, ao longo das observações, que a organização do espaço interfere na construção e vivência dos jogos e brincadeiras pelas crianças. O espaço físico disponível e o tipo dos brinquedos disponibilizados pronunciavam um modo de brincar às crianças. Ficou evidente que as crianças, apesar das determinações apresentadas pelo espaço, conseguiam ir além, ampliando as possibilidades lúdicas, subvertendo muitas vezes a determinação posta pelos brinquedos. Apropriaram-se do espaço e dos brinquedos para criarem outras brincadeiras que não aquelas predefinidas.

Palabras clave : Cultura Lúdica; Infância; Parques Públicos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )