SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3A cultura lúdica infantil em parques públicos: Qual o espaço e tempo para brincar?Os corpos ausentes na Educação a Distância índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

CALDEIRA, Maria Carolina da Silva. Narrativas sobre velhice e infância: uma análise do filme Up: Altas Aventuras. Educação. UNISINOS [online]. 2015, vol.19, n.3, pp.409-416. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2015.193.11.

Este artigo analisa um artefato cultural que tem produzido narrativas acerca da infância e da velhice: o filme de animação Up: Altas Aventuras, produzido pelos Estúdios Disney/Pixar e lançado em 2009. Com base na perspectiva pós-estruturalista dos estudos culturais e nos estudos foucaultianos, o objetivo do trabalho é analisar que subjetividades infantis e idosas estão sendo produzidas por meio desse filme. Conclui-se que ali são acionadas diversas estratégias para produzir subjetividades infantis e idosas que conduzam suas condutas dentro de certos padrões. Para a velhice, esses padrões incluem a necessidade de atividades, o não apego ao passado e o cuidado com o corpo. Para a infância, a padronização incide sobre a necessidade de controlar os impulsos e obedecer às regras colocadas pelos/as mais velhos/as. Assim, o argumento desenvolvido no trabalho é o de que esse filme estabelece princípios segundo os quais a população infantil e idosa devem se governar.

Palavras-chave : Pedagogia Cultural; Infância; Velhice.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )