SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Narrativas sobre velhice e infância: uma análise do filme Up: Altas Aventuras índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

SARAIVA, Karla. Os corpos ausentes na Educação a Distância. Educação. UNISINOS [online]. 2015, vol.19, n.3, pp.417-425. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2015.193.12.

O artigo visa verificar como a corporeidade vem sendo significada no campo da Educação a Distância (EaD), a partir da análise de artigos acadêmicos, complementados com dados de pesquisa realizada com alunos. A fundamentação teórica constitui-se pelas representações de corpo contidas tanto na literatura cyberpunk quanto em alguns campos científicos dedicados a pesquisas avançadas em inteligência artificial. Em ambos os casos, existe um entendimento de que os seres humanos seriam compostos por um corpo descartável e por uma mente onde a verdadeira vida se desenrola. A partir desse quadro, o artigo problematiza a ideia expressa por alguns autores de que a ausência do corpo nas relações que se estabelecem na EaD não seria um limitante, mas, pelo contrário, um elemento de potencialização para a comunicação e interação. Mostra-se, também, que, apesar de haver uma tendência laudatória à elisão da corporeidade, as relações presenciais ainda são desejadas e valorizadas.

Palabras clave : Educação a Distância; Corpo; Internet.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )